O que você faria se alguém te oferecesse uma camisa a 2€? Essa foi a pergunta feita na campanha “The 2 Euro T-Shirt”, realizada pela ONG “Fashion Revolution”, em Berlim. Lançada em 2015, a iniciativa teve como objetivo alertar a todos sobre um problema que está acontecendo nos dias de hoje: a exploração do trabalho.

Ao inciar a compra na máquina, ninguém desconfia de nada, até que no fim, eles mostram quem está por trás disso. A mão de obra utilizada para criação da camisa são de crianças, mulheres, idosos e homens, todos em situação de exploração. Trabalhando até 16 horas por dia para ganhar apenas 0,13 centavos de euro por hora, ou até menos. Um choque de realidade.
Ao fim do vídeo, as pessoas tinham a opção de concluir a compra, ou doar o dinheiro. Eu achei a campanha super fantástica e por isso decidi compartilhar com vocês. “A campanha foi lançada em 24 de abril, também conhecido como Dia da Revolução Fashion. Este é o dia que lembra o desabamento do prédio Rana Plaza em Bangladesh, em 2013, onde mais de mil trabalhadores morreram enquanto faziam roupas para marcas americanas em condições desumanas.” Assista o vídeo abaixo: