Você sabe a vida útil dos produtos da sua necessaire?

/
/

Atire a primeira pedra a pessoa que simplesmente ignorou a data de validade de algum produto. Na pele, maquiagens e cosméticos vencidos podem trazer problemas como alergias, irritações e até mesmo quadros mais sérios, atingindo, principalmente, as mucosas como os olhos e os lábios. Quando passam da validade, porém, esses produtos nem sempre apresentam alterações visíveis na textura, cheiro ou cor. Por isso, a data pode passar despercebida. O Mulher Conectada listou a média de duração dos principais produtos da necessaire feminina. Confira:

Hidratante – Vide embalagem: Os cremes faciais sempre indicam e durabilidade em suas embalagens e ela varia de produto a produto. Mas é importante observar se há algum desenho na validade, isso porque, geralmente, as marcas sinalizam a duração da validade após o produto estar aberto.

Base – 12 meses: A forma que a pessoa usa e guarda sua base diz muito sobre sua duração. É preciso armazená-la em um local fresco e que não receba luz direta do sol. Além disso, a pessoa deve evitar de encostar a ponta da base no rosto, pois essa prática pode contaminar o produto. Se a base for com óleo, pode durar um pouco mais, cerca de 6 meses.

Corretivo – 12 meses: As regrinhas para o corretivo são semelhantes às da base. Quando o produto passa da validade, tende a mudar de cor, ficando mais escuro, e de textura. O corretivo pode ainda empelotar.

Pó facial (ou outras makes em pó)12 meses: Produtos como pó facial, pó translúcido, iluminador, primer, blush e etc, tendem a durar até 12 meses. Mas os cuidados com o pincel, que tem contato direto com a nossa pele, são essenciais para manter a boa durabilidade e segurança do produto.

Rímel – 3 meses: O formato do pincel do líquido e o fato de termos que empurrá-lo para dentro e para fora para pegar o produto faz com que ele dure menos. Além disso, o ambiente escuro da embalagem é um excelente proliferador de bactérias. Por isso, a duração do rímel é de cerca de 3 meses. O produto tende a ficar mais espesso quando vencido.

Delineador – De 3 a 6 meses: Assim como o rímel, o delineador dura pouco. Em sua forma líquida, o indicado é o uso por apenas 3 meses. Depois desse período ele pode mudar de cor. Os cremosos e em gel podem durar um pouco mais, até seis meses, e quando passam da validade tendem a ficar duros e ressecados.

Sombras – De 6 a 24 meses: As sombras na textura cremosas tendem a durar 6 meses. Após isso, a pigmentação e a fixação dela na nossa pele fica comprometida. Já as opções em pó podem durar até 24 meses. É preciso ficar atento a fixação do pó na pálpebra pois, a partir dela, é possível saber se o produto ainda está bom.

Lápis de olho ou sobrancelha – 12 meses: A principal questão em relação aos lápis de olho e sobrancelhas é a conservação. Isso porque eles são aplicados na área mais melindrosa do rosto, próximo e dentro do olho. A principal dica é manter o apontador limpo, principalmente porque, ao ser apontado, uma nova superfície surge na ponta, logo, o produto é sempre renovado.

Batom – 12 a 18 meses: A principal diferença entre um batom vencido e um batom ainda apto a uso é o cheiro. Ele muda com o tempo e, além disso, fica seco e perde a cremosidade. Os batons de longa duração tendem a durar menos por causa de sua composição. O gloss, tem durabilidade ainda menor, de 6 a 12 meses, principalmente porque o aplicador tem contato com os lábios e volta para dentro da embalagem, o que favorece a proliferação de bactérias e fungos.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar