7 dicas para evitar a maskne, acne causada pelo uso da máscara

/
/

O uso da máscara é uma das principais formas de evitar o contágio do novo coronavirus. Porém, utilizar o equipamento de proteção fez surgir a “maskne”, acne causada, justamente, pelo máscara. Isso porque o constante uso pode abagar a pele e aumentar a oleosidade dela, o que colabora para o surgimento da acne.

Mas a proteção é de extrema importância no momento que vivemos, portanto, abandonar o uso da máscara não é uma possibilidade. Pensando nisso, reunimos 7 dicas dadas pela esteticista do Lach laboratório e clínica, Carolina Salomão, para evitar o surgimento da “maskne”, olha só.

Vestindo a máscara corretamente.

“É importante estar com as mãos limpas e o rosto bem cuidado (limpo, seco e hidratado). A pessoa não deve tocar na parte frontal da máscara. Além disso, é importante evitar ficar passando a mão no rosto, afinal, elas costumam levar impurezas à nossa pele e piorar a oleosidade”.

Na hora do uso da máscara, evite maquiagem

“A maquiagem deve ser evitada na hora do uso da máscara primeiro para não a sujar, segundo para não engordurar. Isso porque esses produtos, de um modo geral, têm um pouco de gordura, mesmo as de toque seco. Além disso, alguns resíduos podem ficar presos na máscara, prejudicando até mesmo a filtragem de partículas do ar, podendo comprometer a capacidade dela de reter bactérias e vírus. A maquiagem durante o uso da máscara pode, também, aumentar a oleosidade, causar dermatite e, principalmente, acne”.

Escolha a máscara certa

“O ideal para a exposição social é optar por máscaras de algodão, sem tingimento e lavadas separadamente com sabão neutro ou de coco. Isso evita alergias e irritações por atrito com a pele do tecido”.

Atenção ao retirar

“A pessoa deve lavar o rosto com sabonete facial e usar um tônico, ambos específicos para seu tipo de pele. Além disso, ela não deve deixar de hidratar o rosto. Para evitar ainda mais sensibilidade, é importante dar uma pausa nos esfoliantes e produtos muito abrasivos. No lugar deles, o ideal é investir em fórmulas ricas em ativos restauradores e calmantes, com as ceramidas e vitamina E”.

Reforce o cuidado com a pele

“O ideal é lavar o rosto, tonificar e hidratar com produtos adequados ao tipo de pele, duas vezes ao dia. Isso é de extrema importância, mesmo que a pessoa não vá sair de casa. Além disso, a pessoa deve evitar lavar o rosto com água quente, etanol ou produtos irritantes”.

A máscara também precisa de cuidados

“Além da dica de lavar a máscara separadamente, o essencial é retirar totalmente o produto utilizado para higienizar o tecido. A pessoa deve enxaguar bem a máscara e, em seguida, usar um sabão neutro, glicerinado ou de coco. Resíduos de alvejantes ou desinfetantes podem levar a irritações, alergia e dermatites”.

Cuide da mente

“O estresse pode provocar alterações na pele. Portanto, é necessário cuidar, também, do bem estar mental”.

Leia também: Acne da mulher adulta atinge 16 milhões de brasileiras

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar