Quando falamos de cuidados com cabelo e rosto, é comum buscarmos tratamento para o tipo, seco, oleoso ou normal de cada um. Mas você sabia que as unhas também tem especificidades? Saber o tipo de cada uma pode auxiliar na saúde delas e também na durabilidade do esmalte. Para saber mais sobre o tema, conversei com a embaixadora especialista em unhas da Bella Brazil, Cris Oliveira. 

Ela explica que as unhas normais são as que não necessitam de cuidado especiais, isso porque são fortes e hidratadas, e tem uma aparência bonita e textura suave. “As pessoas com esse tipo de unha são sortudas, visto que é bem difícil encontrar alguém que não precise de algum cuidado específico”, explica.

As unhas secas são aquelas que costumam quebrar com facilidade. “Podem ser até duras, porém, por falta de hidratação, acabam descamando muito e, consequentemente, quebrando. Esse tipo costuma ter a textura mais áspera. Já as oleosas sofrem com o excesso de óleo e são mais comuns nas pessoas que tem a pele e o rosto mais oleoso também”.

Ela adiciona que observando a textura da unha, é possível saber o tipo de cada uma através da presença ou não de descamação, e no caso das unhas oleosas, a presença de óleo na superfície delas. “O aspecto da unha determina se ela está saudável ou não”.

A especialista reforça a importância de manter as unhas saudáveis e dá dica de como deixá-las com saúde. “Primeiro é preciso ter uma boa alimentação. Fazer o uso de uma boa base fortalecedora também é ideal, além disso, é muito importante fazer hidratação da unha ao menos 3 vezes na semana”.

A hidratação pode ser feita com óleos vegetais ou produtos específicos. “O óleo de coco, azeite, óleo de rícino são ideais. Além disso, pode ser feita com pomada como Bepantol ou ceras hidratantes, próprias para cutículas e unhas que podem ser encontradas em lojas de cosméticos”.

Tirar o esmalte ao menos 2 dias antes de fazer a próxima esmaltação também é ideal. “O uso excessivo do esmalte faz com que as unhas fiquem amareladas e ressecadas. Por fim, retirar as cutículas de forma excessiva é prejudicial às unhas, já que elas ficam mais tempo vulneráveis”.

E para que o esmalte dure mais na unha, é importante seguir algumas dicas baseadas no tipo de cada uma. “Nas secas, é recomendado hidratação antes da esmaltação. Caso a hidratação seja feita com algum óleo, é importante retirar-lo depois de uns minutos agindo, pois o óleo atrapalha a esmaltação. Nas unhas oleosas, é importante limpar bem antes da esmaltação, para remover o excesso de óleo sobre ela. E em todos os tipos de unhas, é recomendado o uso de top coat, gel que é feito para que o esmalte dure mais”.

Leu esse post até aqui? Então lave as mãos em seguida. O mundo está unido contra o coronavírus e todos temos que fazer a nossa parte. Lave a mão, a palma da mão, entre os dedos e o pulso também. Tenha sempre álcool em gel próximo a você. E se possível, evite aglomerações: fique em casa.

  1. Betarice mar 22, 2020

    As minha unha quando crescer ficá escamando,quebra façio

    • natalia abr 18, 2020

      tem que checar a saúde, nossas unhas mostram muito o que ero do nosso está por dentro do nosso corpo