Afinal, como ter uma rotina eficiente de cuidados com a pele?

/
/

Muito além da beleza, uma rotina de cuidados com a pele é importante para a saúde. Limpar, hidratar e proteger diariamente é essencial para evitar danos a pele, além de ser um ato de autocarinho. Mas como garantir que a rotina de skincare seja eficiente? Para responder a essa pergunta, o Mulher Conectada conversou com o dermatologista Franklin Veríssimo.

Ele explica que é fundamental limpar, hidratar e proteger a cútis diariamente. “Manter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental. É importante ainda que essa seja indicada por um dermatologista que irá avaliar o tipo de pele da pessoa. O médico irá indicar tratamentos e produtos para manutenção da rotina em casa de forma personalizada.”

A limpeza na rotina de cuidados com a pele

O especialista explica que a limpeza deve ser feita com um gel apropriado para seu tipo de pele duas vezes ao dia. “É preciso evitar limpeza em excesso pois isso pode gerar o efeito rebote. Para melhorar ainda mais esse processo, pode-se usar uma água micelar ou tônico após a aplicação do gel de limpeza. Isso deve ser feito principalmente à noite, quando se acumulam resíduos de sujeira do dia”.

Ele adiciona que se a pele da pessoa possuir alguma necessidade específica, o sérum de tratamento deve ser aplicado após a hidratação. “E mesmo em casa, durante o dia, deve-se usar protetor solar. Ele deve ser reaplicado pelo menos uma vez ao dia”.

Segundo ele, a limpeza serve para remover as impurezas como células mortas, suor, poluição e maquiagem. “Ela auxilia no processo de renovação celular, controlando a oleosidade e desobstruindo os poros, o que ajuda a melhorar sua aparência, além de prevenir o surgimento cravos e espinhas”. 

A limpeza auxilia também a manter a pele jovem. “Previne o envelhecimento precoce decorrente de radicais livres, por exemplo. Além disso, mante a pele bonita, melhorando o brilho e luminosidade”.

A hidratação na rotina de cuidados com a pele

Franklin acrescenta que a hidratação é uma etapa indispensável. “Ela irá melhorar a qualidade da pele, como viço e maciez. Além disso, vai ajudar a manter a integridade funcional da cútis, prevenindo, inclusive, o surgimento de doenças”.

Isso acontece porque para funcionarem, as células da nossa pele precisam de um equilíbrio adequado hidro lipídico. “Quando desidratada, ela descama com facilidade, há uma alteração no seu microbioma natural (fungos e bactérias boas que residem na nossa pele). Além de outras alterações a nível celular que prejudicam sua principal função, que é de proteger o organismo contra agressões externas, tornando o indivíduo mais suscetíveis a lesões e infecções”.

Além disso, segundo o especialista, quando pensamos em benefícios estéticos, a pele hidratada é mais macia, possui melhor luminosidade e viço. “Uma pele desidratada envelhece bem mais rápido, devido a falha na produção de colágeno e elastina (molécula responsável pela elasticidade). E também pela falha na produção dessas moléculas a nível celular”.

A proteção solar na rotina de cuidados com a pele

O dermatologista explica que a radiação ultravioleta (emitida dos raios solares) é sem dúvidas um dos principais agentes de agressão a pele. “Em casa, mesmo que não estejamos diretamente expostos ao sol, há a radiação que entra no ambiente através das janelas, claro que em menor grau do que na exposição direta”.

Ele adiciona que alguns estudos sugerem que a luz visível (emitida por lâmpadas e aparelhos eletrônicos, além da radiação solar) poderiam induzir a um fotoenvelhecimento e ao aparecimento de manchas.

Consequências de não cuidar da pele

Por fim, o especialista explica que, sem uma rotina de cuidados com a pele, a cútis pode ficar suscetível a problemas. “O aumento de acne, por exemplo, é uma grande reclamação das pessoas”.

Em conclusão, ele destaca que o uso de máscaras de proteção contra o coronavirus requer atenção. “A região perioral e perinasal do rosto fica exposta a um ambiente mais hostil, úmido e abafado. Por isso, deve-se evitar, sempre que possível, o uso de maquiagens e manter a pele da região sempre limpa. As máscaras também devem ser constantemente higienizadas”.

Leia também: 7 dicas para evitar a maskne, acne causada pelo uso de máscaras

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

1 Comments

  1. Eu tenho percebido muito o aumento de acne e cravos na região do queixo e nariz por conta da máscara e ando bem incomodada com isso!
    Depois que a gente começa a ter uma rotina de skincare, por mais básica que seja, já dá pra perceber como a pele muda pra melhor e a maquiagem fica com acabamento mais liso!

    Beijos!

    BLOG COISA E TAL

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :