8 coisas a se pensar antes de começar a reformar a casa ou apartamento

/
/

Reformar a casa é algo que pode virar uma dor de cabeça quando não planejado corretamente. Algumas pessoas optam por contratar uma empresa especializada para organizar tudo, outras, preferem mesmo botar a mão na massa e ir atrás de tudo sozinhas. E, no caso de assumir sua própria reforma, algumas coisas não devem ser esquecidas, por isso, separamos essas 8 dicas do Apto, plataforma que conecta potenciais compradores de imóveis novos a construtoras e empreendimentos em todo o Brasil. Olha só:

Encontre inspirações

Antes de reformar a casa ou o apartamento, é preciso ter uma noção do que deseja mudar. Para isso, a dica é buscar inspirações de projetor e ideias que ilustrem o que você deseja. O Pinterest é um ótimo lugar para encontrar inspirações de reforma.

Procure um bom profissional

Dependendo da grandiosidade da reforma, será necessário, além do pedreiro, um eletricista, encanador e até mesmo um arquiteto. Uma equipe com profissionais qualificados e confiáveis é o ideal e fará toda a diferença, evitando dores de cabeça.

Tenha tudo por escrito

Desentendimentos são comuns na hora de reformar a casa ou o apartamento. Para evitar o esquecimento de algo importante, ou que alguma parte da reforma saia diferente do que deseja, o ideal é anotar tudo. Formalize tudo por escrito, defina o que será feito, quem fornecerá os materiais, se existem garantias e quais serão os prazos de entrega.

Mas, aceite que os atrasos acontecem

É bastante comum que uma ou outra coisa demore mais que o esperado em uma obra. Um cano pode estourar, o pedreiro pode ter algum imprevisto. Caso isso aconteça, se adapte.

Participe do projeto de reforma da casa

O ideal é definir o projeto junto com o time de profissionais que irá trabalhar na reforma da casa ou apartamento. A partir disso, todas as possibilidades e melhores maneiras de executar cada etapa serão pensadas. Nesse momento também cabe realizar todas as medições necessárias a fim de evitar futuros inconvenientes.

Estabeleça um cronograma

Ter um cronograma pré estabelecido é de suma importância. Algumas tarefas precisam ser executadas antes de outras a fim de não prejudicar o resultado final e nem mesmo refazer alguma parte da obra.

Esteja preparado para viver com a obra

Se a obra do vizinho já incomoda, imagina quando ela acontece na sua casa. Proteja seus móveis e tente cobri-los da melhor forma possível, para que partículas de poeira e gotas de tinta não estraguem eles. Além disso, é importante colocar proteção no piso, nas paredes, portas e janelas. E por fim, acostume-se com o barulho, ele é um mal necessário.

Planeje a limpeza

Ao final de uma reforma, a primeira coisa que você irá notar é a sujeira que não será pouca. Você mesmo pode limpar, mas será trabalhoso e demorado. A recomendação, então, é deixar com os profissionais. Uma empresa especializada em limpeza pós-obra, com os produtos certos para cada material, será capaz de fazer uma limpeza muito mais minuciosa.

Precisando de espaço? Confira dicas de como fazer a casa parecer maior

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar