Como refletir sobre o futuro sem esquecer do presente?

/
/

É comum ouvirmos que devemos viver o hoje. Mas, engana-se quem pensa que devemos estar atentos apenas ao momento presente. É preciso refletir sobre o futuro. Tudo isso, claro, sem esquecer do que se passa no agora. Mas como refletir o futuro sem esquecer do presente? Para responder a essa pergunta, o Mulher Conectada conversou com a psicóloga Sandra Monice sobre o tema.

Ela explica que desde épocas muito remotas, o homem pensa sobre o que virá e tenta descobrir meios de garantir, ou até adivinhar, o que o futuro reserva. “Ao mesmo tempo, ele sonha com conquistar em diferentes áreas, que representam melhorias na vida, satisfação e realidade”.

Neste sentido, a psicóloga explica que refletir sobre o futuro e fundamental. “Porque isso vai ajudar a estabelecer metas, elaborar planejamentos adequados e definir etapas para alcançar os objetivos desejados”.

Como refletir sobre o futuro sem esquecer o hoje?

Sandra adiciona que sempre que pensamos sobre o futuro, é preciso considerar o momento em que se vive para estabelecer um ponto de partida. “Aí será possível saber onde inicia a jornada para o objetivo desejado”.

Ela alerta que esquecer o momento presente pode significar perder-se em bases pouco sólidas. “E aí a pessoa não terá sustentação para definir estratégias adequadas a fim de alcançar os objetivos desejados”.

Em conclusão a especialista lista três passos para que seja possível refletir sobre o futuro sem esquecer do presente. “Sonhe, é dessa maneira que nascem as grandes obras”, explica.

Sempre tenha em mente os dados da realidade presente. “Não adianta partir de ilusões para construir castelos que desabarão ao primeiro toque de realidade”.

Por fim, a pessoa deve fazer planos e estabelecer estratégias de curto e médio prazo. “Pequenas ações cotidianas que constroem o caminho para seu objetivo. Não adianta estabelecer planos grandiosos que serão mais difíceis de alcançar e, certamente, podem frustrar e levar ao abandono do futuro elaborado com tanto carinho”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

5 Comments

  1. Oi Natalia, tudo bem?
    Acredito que viver bem o presente é a chave para construir um futuro bom. Infelizmente muitas vezes vivemos tanto no “futuro” que esquecemos que o presente é o momento que deve ser vivido com plenitude. Ótima postagem.
    Abraços,
    AVA

  2. Sempre foi muito complicado para mim entender e aceitar que as “Pequenas ações cotidianas que constroem o caminho para seu objetivo” mas depois de um longo processo, comecei a entender isso e esse entendimento tem tornado as coisas bem diferentes! Amei seu texto, parabéns!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :