Chás emagrecedores: entenda o perigo por trás dessa bebida

/
/

Eles prometem desinchar e fazer com que a pessoa emagreça rapidamente. Estamos falando dos chás emagrecedores, cujo a promessa é quase milagrosa. Mas será que eles funcionam mesmo? Quais os efeitos deles para a saúde? Para falar mais sobre o tema o Mulher Conectada convidou a nutricionista, Camila Fontes, sócia da clínica que leva seu nome.

A especialista explica que ninguém irá emagrecer tomando apenas chás. “O emagrecimento não é um milagre, e sim um processo decorrente de mudança do estilo de vida. Os chás são coadjuvantes no processo de emagrecimento, ou seja, tem uma ação indireta”.

Segundo ela, os chás emagrecedores cumprem o papel de auxiliar quem está em um processo de reeducação alimentar. “As ervas usadas com esta finalidade costumam ter ativos estimulantes na composição, como a cafeína, ou apresentar efeito diurético”.

Chás ricos em cafeína, como o verde e o preto, ajudam a acelerar o metabolismo e podem funcionar também como termogênicos. “Já as infusões de efeito diurético, como hibisco e cavalinha, ajudam a combater a retenção de líquidos, diminuindo os inchaços. Por isso, eles são bons aliados no processo da perda de peso de quem pratica atividade física”.

Ela adiciona que os chás tem alto potencial diurético, anti-inflamatório (fortalece a imunidade) e antioxidante (moléculas capazes de neutralizar os radicais livres que agridem e atacam o organismo, prejudicando seu bom funcionamento e levando ao envelhecimento precoce), além de auxiliar na hidratação. Mas atenção: os chás podem ser utilizados todos os dias, mas nunca para substituir a água, pois a hidratação com água é primordial

Os perigos dos chás emagrecedores

Camila explica que, apesar dos benefícios, os chás emagrecedores podem desidratar e sobrecarregar o sistema renal. “Os chás termogênicos, compostos por cafeína (chá verde e preto, por exemplo), devem ser utilizados com moderação. Isso porque a cafeína aumenta a secreção gástrica, ansiedade e taquicardia. Além disso, os chás diuréticos quando usados sem orientação podem causar desidratação”.

Em conclusão a especialista adiciona que a função emagrecedora do chá poderá ser atingida se aliada a reeducação alimentar e prática regular de atividade física. “De nada adianta tomar chá e não mudar os hábitos alimentares, achando que o consumo do chá por si só resolverá a questão”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :