Você sabe qual o pente ideal para seu cabelo?

/
/

O pente é um dos itens mais essenciais na necessaire feminina. O mercado oferece inúmeros modelos do acessório. Saber o pente ideal para cada tipo de fio, ajuda a manter a saúde do cabelo em dia. Sobre este tema, o Mulher Conectada conversou com o personal hair da Shades Studio, Ivan Santos e com o hairstyle do Gilberto Cabeleireiros, Marcos Coraza.

Marcos explica que existe uma infinidade de tipos de pente. “Eles são feitos com diferentes materiais, tamanhos e finalidades para cada tipo de cabelo e intenções. Mas, de um modo geral, o pente ideal é aquele que tenha uma distância entre os dentes que não prenda ou arrebente os fios”.

O material do pente também interfere no resultado. “Em geral, é melhor dar preferência para os pentes feitos de plástico, pois tem a textura ideal para pentear e desembaraçar sem quebrar os fios. Além disso, ele auxilia na distribuição da oleosidade natural junto a raiz. Ele também ajuda que os cremes sem enxague sejam distribuídos uniformemente ao longo dos fios, o de madeira irá absorver parte disso”.

O pente ideal para cada fio

Ivan explica que o pente ideal preserva a textura natural dos fios, sem agredi-lo, quebrá-lo ou provar o ressecamento das madeixas. Para as cacheadas, a recomendação é escolher pentes com dentes de 2 a 3 milímetros de distância, os pentes de dentes largos. “Isso porque esse fio, normalmente, é mais fino e, consequentemente, mais frágil”.

Cacheadas

Ele explica como os fios devem ser penteados. “Minha dica é que a cacheada tenha um borrifador, caso os fios não tenham sido lavados. Ela deve fazer uma linha circular, começando na ponta da sobrancelha e seguindo sobre a orelha até completar um círculo. Por fim, prenda a parte superior, umedeça a inferior e comece a desembaraçar a partir das pontas, indo progressivamente em direção a raiz. Depois solte a parte superior e repita o processo”.

Crespas

As crespas também possuem fios frágeis. “Normalmente o cabelo crespo tem uma textura fina, o que facilita a quebra dos fios se forem desembaraçados de forma incorreta. O melhor pente para essa situação é aquele com uma distância que varia de 4 a 6 milímetros entre os dentes, conhecido como pente garfo. O acessório também precisa ser ionizado”.

A dica do especialista é fazer uma divisão começando na fronte (meio da testa), até a nuca e depois dividir de orelha a orelha, num formato de cruz. “Após prender as 4 seções, comece desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, prosseguindo até a parte superior. Também podem ser utilizados óleos e silicone para facilitar o desembaraço”.

Lisas

As mulheres de cabelo liso têm mais dificuldades em saber o pente ideal pois há uma variedade maior de tipos: grossos, finos e mistos. “Normalmente não é indicado o uso de borrifador nem de óleo e silicone, porque esses produtos deixam o cabelo liso muito pesado e oleoso. Nesse caso, você vai precisar apenas de uma escova raquete, que pode ser quadrada, arredondada ou oval”.

A dica é fazer uma divisão prendendo a parte superior, e assim começar desembaraçando a parte inferior, das pontas para a raiz, de forma delicada, sem forçar os fios. “O formato da escova raquete contribui bastante para não quebrar esse tipo de cabelo. Por ser fabricada com cerdas mistas e espaçadas, é adequado para os lisos”, conclui.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar