Como cuidar dos lábios ressecados no frio

/
/

O inverno chegou e, junto com ele, a sensação de lábios ressecados que incomoda muitas pessoas. O tempo frio, porém, não é o único fator para as rachaduras e pele repuxada da boca. Vento, poluição, sol quente e até mesmo a baixa umidade do ar podem trazer esse desconforto. Mas será que há solução? O Mulher Conectada trouxe dicas do médico, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), André Braz e da dermatologista Mariana Chambarelli, da clínica Chambarelli sobre o tema.

André Braz explica que as causas mais comuns de ressecamento que desencadeia fissuras e descamação dos lábios são a desidratação, excesso de saliva nos lábios, tabagismo, e a exposição aos raios ultravioletas. “É muito importante a utilização diária de foto protetores labiais (filtro solar específico) diariamente e em qualquer época do ano para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões na boca. Além disso, é importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, associado ao filtro solar, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento”.

Ele adiciona que em dias mais frios, a pele fina dos lábios exige cuidados especiais, pois são muito sensíveis e têm a necessidade de hidratação específica. “É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial. À noite, recomendo dormir com um hidratante mais viscoso ou oleoso nos lábios, para acordar com os lábios mais macios e hidratados”.

Porque temos lábios ressecados no frio

A dermatologista Mariana Chambarelli explica que, por ser uma área de transição da pele do rosto para a mucosa da boca, os lábios costumam ressecar no frio pois a região fica sensibilizada com contato constante da saliva, que tem o pH ácido. “Além de que, em condições normais, não temos a presença das glândulas sebáceas nos lábios – estas que são responsáveis pela oleosidade do rosto, por exemplo. Lembrando que alguns alimentos, cosméticos e bebidas podem interferir também”.

Ela dá algumas dicas de como tratar os lábios ressecados no frio. “Hidrate-os com frequência. A manteiga de cacau pode até ser usada, mas não é a melhor opção. Opte pela manteiga de karité e tenha preferência pelos dermocosméticos, pois eles contêm substâncias com maior poder de hidratação e regeneração. É interessante o uso dos produtos labiais com hidratante, antioxidante e protetor solar junto. A prevenção é o melhor caminho. No dia a dia aplique pela manhã antes do batom. No frio, pelo menos 2 a 3 vezes por dia”.

A especialista adiciona que é preciso evitar o contato da saliva nos lábios ressecados, pois o seu pH ácido pode contribuir para o ressecamento. “Além disso, é preciso evitar de ficar arrancando a pele dos lábios; Beber bastante água (pelo menos 2L por dia) e se alimentar bem, evitando comidas ácidas, condimentadas e gordurosas. Além disso, temos a hidratação injetável (skinboosters) que é um procedimento realizado no consultório e auxilia na hidratação profunda. Melhorando a textura do lábio, o ressecamento e dá um ‘efeito gloss’ de forma natural”.

Leia mais: Afinal, a maquiagem prejudica a pele?

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar