Exames de rotina: quais são e qual a importância de realizar um check up médico

/
/

Aprendemos desde sempre que “é melhor prevenir do que remediar”. No que se refere a nossa saúde, o dito popular está mais do que certo. O check up médico é a melhor forma preventiva, que pode auxiliar na detecção de possíveis alterações no organismo e doença. Mas você sabe quais são os exames de rotina a serem feitos? O Mulher Conectada conversou com o clínico Pedro Pereira Júnior, do hospital HSANP sobre o tema.

Ele explica que muitas doenças não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertos por meio de exames periódicos. “Temos que conscientizar sobre a necessidade de realizar determinados exames que realmente podem propiciar o diagnóstico precoce de doenças com curso assintomático, podendo levar a maiores índices de cura”.

A avaliação clínica deve ser individualizada, considerando sexo, faixa etária, histórico familiar, hábitos e eventuais sintomas apresentados. “Baseado nessas informações os exames complementares são solicitados. Além dos exames laboratoriais, o check up médico pode incluir exames de diagnóstico por imagem como eletrocardiograma, ultrassonografias, teste ergométrico, ecocardiograma, dentre outros”.

O especialista acrescenta que o check up deve ser feito regularmente, mesmo quem não possua doença diagnosticadas ou histórico familiar. “De maneira geral, homens e mulheres a partir dos 35 anos são aconselhados a realizar os exames de rotina ao menos uma vez por ano. Esse cuidado pode auxiliar para o diagnóstico precoce e, automaticamente, sucesso do tratamento da maioria das doenças”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar