Entenda porque é importante higienizar as plantas

/
/

Alguns não acreditam, mas cultivar plantas dentro de casa traz inúmeros benefícios. Além de embelezar o lar, elas promovem o relaxamento, revitalizam o ambiente, purificando o ar e trazendo tranquilidade e paz aos moradores.

Mas, não basta simplesmente comprar e colocá-las em um canto. Elas precisam de cuidados especiais para continuarem bonitas e desempenhando suas funções. O Mulher Conectada conversou com a bióloga e fundadora da Green Garden, Priscyla Caetano, que deu algumas dicas para higienizar as plantas.

como-limpar-plantas

Ela chama atenção para o fato de as plantas ficarem empoeiradas, assim como os móveis da casa. “Essa poeira deve ser retirada, pois é através das folhas que elas fazem fotossíntese e se houver sujeira, diminuirá a penetração da luz solar e diminuindo as trocas gasosas”.

Como higienizar as plantas?

A especialista acrescenta que fazer essa limpeza é simples. “Basta usar um paninho/flanela úmidos com água e com cuidado e leveza, para não danificar as folhas. É necessário passar o pano folha por folha e isso será o suficiente para deixá-las limpas. Outra maneira é lavar em água corrente: mangueira, chuveiro, torneira”.

Ela adiciona que é preciso tomar cuidado com o sol na hora da limpeza. “Isso porque as folhas podem acumular água e acabar queimando. As folhas mais aveludadas devem ser higienizadas com o auxílio de um pincel”.

Essa limpeza deve ser feita toda vez que a pessoa notar a poeira nas folhas. “A frequência depende muito da localidade da planta, ou seja, se está mais ou menos próxima da rua. Dependerá também do tipo de folha, ou seja, mais texturizadas pois tendem a ficar mais empoeiradas”.

Consequências de não higienizar as plantas

Não limpar as plantas corretamente pode trazer consequências. “Se essa limpeza não for feita, a planta não irá se desenvolver como deveria, as folhas podem ficar amareladas e a planta pode até morrer e, consequentemente, muitas não irão cumprir sua função de purificar o ambiente de forma eficiente”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar