Arrumar a geladeira não é lá uma tarefa muito agradável, principalmente, quando há muito coisa para guardar e pouco espaço dentro dela. Por isso, antes de armazenar os alimentos, é preciso ter alguns cuidados para viabilizar bem as prateleiras e gavetas e conseguir guardar tudo de forma organizada e eficaz. Quer saber como fazer isso? O Mulher Conectada conversou com a personal organizer, Simone Fornaciari, que deu dicas preciosas sobre o tema.

Ela conta que a principal forma de viabilizar o espaço da geladeira é dividindo-a em partes, de acordo com a categoria dos alimentos. “Um repartimento para laticínios, e lá deve ser agrupado cada categoria: queijos, iogurtes, leites, requeijão, manteiga e etc. Separe cestas para cada categoria de alimentos e acondicione os produtos nela. Deixe uma para os alimentos de café da manhã, frutas, legumes, ovos etc. Isso facilitará na hora de procurar algo específico na geladeira. Deixe a parte da porta da geladeira para acondicionar molhos prontos de salada, condimentos (mostarda, catchup, maionese, etc), garrafas de água, refrigerantes e outras bebidas”.

Legumes devem ser acondicionados em cestos. “Eles podem ser organizadores ou até mesmo potes de sorvete que possibilite que cada um tenha um lugar. Se a geladeira tiver uma gaveta específica para legumes e frutas, use-as também com separadores para que os legumes não se misturem e evitem contaminação em caso de degradação. Válido lembrar que o tomate, alho, cebola e batata não devem ficar na geladeira”.

como limpar a geladeira

Veja o exemplo que a personal enviou pra gente

Para conseguir espaço no congelador, a dica é utilizar potes, de preferência quadrados ou retangulares na hora de armazenar os alimentos. “Se os potes forem do mesmo tamanho será melhor ainda. Sacos com zip também são uma alternativa para um bom acondicionamento dos alimentos no freezer. Outro ponto importante é a transparência que facilita a visualização do que está armazenado. Se não for possível, use etiquetas para identificar o que está em cada embalagem. Tente separar os alimentos em porções. Além de facilitar seu dia a dia, os potes ficarão bem armazenados”.

A especialista adiciona que embalagens de papel devem ser evitadas dentro da geladeira. “Elas podem umedecer e alterar as condições naturais dos alimentos. O ideal é optar por materiais de vidro, além de bonitos não alteram em nenhum instante o sabor dos alimentos além de poder ser levados ao micro-ondas”.

Por fim, Simone elucida que com essas organizações, raramente a geladeira ficará bagunçada. “Se a pessoa usar cestos organizadores a bagunça dificilmente voltará à geladeira. Ela pode, mensalmente, retirar os cestos, lavá-los e colocá-los de volta. E aí deve aproveitar para limpar as prateleiras com água e vinagre de álcool. Isso deixará sua geladeira limpa e higienizada”.