O “foxy eyes” ou olhos de raposa se popularizou e prometia ser tendência no mundo beauty. Seja através de maquiagem, ou de procedimento cirúrgico, dar uma “puxadinha” no olho parecia ser uma boa ideia para um up no visual. Mas, o tema virou polêmica após ser considerada racista por homens e mulheres asiáticos. Mas você sabe como ele funciona?

O médico cirurgião plástico ocular, especialista em Cirurgia Estética e Reparadora das Pálpebras, Rogério Leal, explica que o procedimento é resultado da elevação da cauda das sobrancelhas, contribuindo para um olhar mais amendoado. “Foi criado recentemente e popularizou o formato dos olhos que já era realizado por cirurgiões especialistas há bastante tempo”.

Ele explica que, do do ponto de vista cirúrgico, o Lifting da Cauda das Sobrancelhas e a cantopexia (procedimento para levantar o canto externo dos olhos) produz este efeito. “No caso de alguns famosos que tem aparecido na mídia, uma maquiagem bem feita é capaz de realçar ainda mais os resultados da cirurgia”.

O especialista acrescenta que o rejuvenescimento do olhar depende do correto posicionamento das sobrancelhas e das pálpebras. “Quando a suspensão das sobrancelhas é realizada com o implante de fios, o procedimento terá seu efeito por tempo limitado. Por outro lado, quando o procedimento é realizado por um cirurgião, terá um efeito bem mais duradouro”.

A mulher precisa de alguns cuidados antes do procedimento. “Ela precisa saber que as sobrancelhas possuem uma função importante: Elas existem para reduzir a incidência da luz sobre a região dos olhos. O desejo de suspendê-las para deixar o olhar mais bonito deve respeitar as questões funcionais que envolvem os olhos e a visão.

O maior cuidado é procurar um médico cirurgião especialista na área, como um cirurgião plástico ocular; profissional especializado na cirurgia plástica do terço superior da face, e que também é especialista em oftalmologia. Dessa forma, é capaz de realizar a melhora estética desejada pela paciente, sem prejudicar a área dos olhos”.