Cabelo curto: tudo o que você precisa saber antes de aderir ao corte

/
/

Com o calor do verão, quem não fica vontade de “tirar o cabelo para lavar”? Adotar um corte de cabelo curto pode ser uma ótima opção para refrescar. Esse tipo de corte está sempre em alta, mas, é preciso refletir algumas coisas antes de aderir. O Mulher Conectada conversou com a consultora de imagem e instrutora do Senac EAD em Visagismo e Imagem Pessoal, Renata Braga Artacho, sobre o tema.

Ela explica que, em primeiro lugar, a pessoa nunca deve cortar o cabelo por impulso, principalmente se for um corte mais radical. “Muitas vezes, a pessoa quer modificar a aparência por estar insatisfeita com outros aspectos da vida. E aí ela acaba por tomar uma decisão que, posteriormente, pode ser frustrante”.

No entanto, se a pessoa está decidida a adotar o cabelo curto, o ideal é que converse com um profissional cabeleireiro e questione qual seria o melhor corte. “Deve ser levado em conta o tipo de cabelo (liso ou cacheado, por exemplo) e o formato do rosto (redondo, oval ou quadrado). Outro ponto que deve ser levado em conta é a manutenção do corte que precisa ser realizado com maior frequência em fios curtos”.

Tipo de cabelo x corte

A especialista adiciona que corte de cabelo curto com laterais ou pontas retas ou repicadas são mais indicados para rostos com formato arredondado, pois alongam o perfil. “Para pessoas com formato de rosto quadrado, retangular ou triangular, as melhores opções são cortes curtos, mas que tenham caimento em curvas, cachos ou ondulações”.

Outra dica é observar todos os ângulos do corte escolhido, observando o perfil, nuca e pescoço. “Dessa forma, a pessoa terá uma ideia se o modelo escolhido se adequará ao seu biotipo físico”.

Ao decidir pelo corte curto, ela destaca que alguns aspectos devem ser considerados, por exemplo, se o cabelo é crespo, ondulado ou liso. Além disso, se a cor é natural ou tinta (inclui luzes e reflexos) e ainda, grisalhos. “O profissional cabeleireiro pode ajudar nessa decisão, pois, muitas imagens de cabelos curtos recebem escovamento ou modeladores (babyliss ou chapinha)”

Ela explica que, dessa forma, se o cabelo é ondulado ou crespo, o formato pode ficar diferente do que foi escolhido. “Em contrapartida, cabelos finos se adaptam melhor a cortes desfiados que contribuam para criar volume nas madeixas. Uma dica prática é utilização de pomadas ou mousses, que evitam frizz e auxiliam na modelagem diária, sem desgastar os fios como os secadores”.

Cortes de cabelo curto que estão em alta

De um modo geral, os cortes de cabelo curto serão tendência em 2021 pela praticidade dos cuidados que poderão ser realizados no dia a dia, sem necessidade de ir frequentemente ao salão de beleza. “O clássico ‘Chanel” com nucas aparentes, franjas laterais realçam cachos ou ondulações, enquanto nos fios lisos, a proposta fica por conta dos cortes irregulares e com mechas desfiadas”.

Outra tendência que a Renata destaca e que agrada o público feminino é a franja, nessa edição mais longa (quase encostando nas sobrancelhas). “No entanto é preciso esclarecer que esse modelo exige cortes mais simétricos e com pouco repicado”.

Leia: 9 famosas de franja pra você se inspirar

A especialista adiciona ainda que, além de um bom corte, é importante investir nos acessórios que realçam o pescoço, como brincos, colares, golas e decotes. “O estilo pessoal também é importante nesse processo, por isso, a pessoa deve se sentir à vontade com os complementos que utilizará”.

Por fim, ela destaca a figura da (o) consultora (o) de imagem e a cabeleireira (o) visagista. “Esses profissionais se especializam em aprender técnicas que auxiliam na harmonização de todos os elementos que compõem o corpo (cabeça, rosto e pescoço). Visagismo vem da palavra francesa ‘Visage’ que significa rosto, e por isso, é focada na adequação de cortes de cabelo e formato do rosto”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

4 Comments

  1. Oi Natalia, tudo bem?

    Já tive cabelo longo, channel e por uns bons anos usei long bob. Mas com a pandemia e o isolamento social, fiquei muito tempo sem ir ao cabeleireiro e meu cabelo está enorme e vamos supor, que me apeguei a ele (rs…). Quem sabe no futuro eu corte channel de novo. Adorei a minha versão de cabelo curtinho.

    Tenha uma ótima semana!
    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :