Saiba os cuidados que devemos ter com a pele no verão

/
/

Estamos em contagem regressiva para o começo do verão. Esse ano ele será um pouquinho diferente e menos agitado por consequência da pandemia do novo coronavirus. Mas, os cuidados com a saúde precisam ser os mesmos. Como é o caso da saúde da nossa pele, que precisa de uma atenção especial durante o período quente. Quer saber quais os cuidados ter com a pele no verão? O Mulher Conectada te conta.

A dermatologista Thalita Carlesso explica que o sol e a desidratação podem desencadear inúmeros problemas para a pele no verão. “Queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer”.

Ela adiciona que é comum o aumento da transpiração e umidade do corpo nesse período e, por isso, cresce os casos de micoses, frieiras, infecções bacterianas, além de irritações na pele como brotoejas e alergias de contato. “Com o calor e a exposição excessiva ao sol pode haver o desenvolvimento das brotoejas. A exposição solar aguda e intensa (mesmo em dias nublados) sem proteção solar desencadeia queimaduras solares”.

Benefícios do sol para a pele

Mas, o calor não é de todo prejudicial para a nossa pele. Ele também traz benefícios. “O tempo mais quente nos faz transpirar e purificar nosso organismo, removendo as toxinas dos tecidos e fornecendo oxigênio e substâncias nutritivas necessárias. Além disso, dilata os vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo da corrente sanguínea”.

A especialista explica que essa revitalização alivia, por exemplo, as dores musculares, uma vez que provêm de uma diminuição do fluxo sanguíneo e da contração dos tecidos. “O calor tem um efeito relaxante sobre o corpo”.

Cuidados com a pele no verão

Thalita acrescenta que o verão é o momento de intensificar o uso do filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, inclusive, mais de uma vez. “Pessoas com a pele mais clara precisam usar fator de proteção (FPS) 60, ou superior, em especial quando estiverem na praia ou piscina. A proteção deve ser feita 30 minutos antes da exposição ao sol, em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés. E reaplicada a cada duas horas”.

O chapéu se torna um acessório indispensável nesse período. “Isso porque eles bloqueiam a maior parte da rediação UV. Outro objeto de extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos”.

Outro ponto importante é a hidratação, que deve ser feita de dentro para fora. “Deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, água de coco e suco de frutas. Todos os dias aplicar um bom hidratante também é importante”.

Hábitos que devemos evitar

Além dos cuidados, alguns hábitos deverão ser evitados durante o verão. São eles:

  • Permanecer sob o sol nos horários mais quentes do dia (entre 10 e 16 horas);
  • Deixar de beber líquidos e beber bebidas alcoólicas (elas provocam perda de líquidos);
  • Consumir alimentos pesados, frituras não é o ideal
  • Uusar sabonete antisséptico (ele é útil para eliminar bactérias e outros microrganismos das axilas, região íntima e pés) deve ser evitado
  • Evite enxugar bem após o banho, pois isso provoca a proliferação de microrganismos, principalmente fungos.
  • Ssar creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos, ajudando a manter a pele macia não é o ideal
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :