Protetor solar: como usar de maneira correta?

/
/

Que o protetor solar é de extrema importância para a saúde da pele, todo mundo sabe. O uso diário previne inúmeras doenças, dentre elas, o câncer de pele. Mas você sabe qual a quantidade ideal do produto? Para que você use a proteção de maneira correta, o Mulher Conectada conversou com o dermatologista André Braz.

Primeiramente o especialista explica a função do protetor solar. “Hoje, os bons protetores têm proteção UVA e UVB. A exposição solar tem efeito acumulativo na pele e as duas radiações geram o aparecimento de manchas”.

Em relação a quantidade do produto, André conta que para o rosto e pescoço, é preciso uma quantidade equivalente a uma colher de chá. “O protetor solar deve ser repassado nessa região a cada duas horas, ou em intervalos menores se houver sudorese ou caso a pessoa mergulha no mar ou piscina”.

No corpo, a medida recomendada é de uma colher de chá para o braço e antebraço. Para a frente do tronco, mais uma colher de chá e para as costas, outra colher. “Coxas e pernas devem receber a quantidade equivalente a duas colheres de chá – uma para frente e uma para trás”, explica.

Ele destaca que no corpo é fundamental espalhar bem o filtro. “Nenhuma área deve ser descoberta ou esquecida. É comum deixarmos de passar abaixo do braço, na parte inferior da perna, nos pés e até mesmo no contorno do corpo. É preciso lembrar dessas regiões, bem como as pálpebras, orelhas e mãos”, adiciona ele que ressalta que é preciso repassar o protetor a cada duas horas no corpo.

Como escolher o melhor protetor solar?

O dermatologista explica que o ideal é usar um filtro específico para a face e outro para o corpo. “Sempre seguindo recomendações de um dermatologista.  Recomendo também o uso de um protetor específico para uso labial”.

No caso do filtro para rosto, o especialista recomenda que ele possa ter cor de base para a pele. “Assim ele atua protegendo a pele da luz visível. As opções oil control/toque seco que permite uma textura mais agradável na pele”.

Segundo ele, o Fator de Proteção Solar (FPS) mede a proteção contra os raios UVB. “Isso significa o número de vezes que o protetor solar vai intensificar a proteção natural da pele do indivíduo. O filtro pode ser classificado em baixa proteção: FPS 15; média proteção: FPS 15 a 30; alta proteção: FPS 30 a 50; e altíssima proteção: FPS 50”.

Para ler depois: Saiba os cuidados que devemos ter com a pele no verão

A proteção contra os raios UVA é realizada de forma diferente. “Varia de 1 a 4, representando baixa, média, alta e altíssima proteção UVA. Por fim, reitero que o protetor solar ideal é aquele que possui uma boa cobertura UVB e UVA”.

André recomenda o uso de filtro com FPS 30 de uso diário, que deve ser aplicado cerca de 20 minutos antes da exposição solar. “Para além disso, é válido destacar que é importante evitar exposição no horário de maior incidência de raios UVB, entre 10 e 16h”.

Sobre a escolha do FPS, ele explica que depende do fototipo (cor de pele). “Indivíduos com fototipos mais altos (pele mais escura) possuem uma quantidade maior de melanina, que exerce uma proteção natural contra os Raios UV. Portanto, seria necessário um filtro solar com FPS mais baixo em comparação a indivíduos com fototipos mais baixos (pele mais clara)”.

Consequências de não usar o protetor solar

Por fim, o especialista lista as consequências do não uso do protetor solar. “Dentre os principais efeitos nocivos da radiação solar estão: o envelhecimento precoce, manchas na pele, aumento da flacidez e até mesmo surgimento de câncer de pele”.

Em conclusão, ele adiciona que algumas doenças ocorrem devido a reações cutâneas imediatas à superexposição à radiação UVB e em menor grau a UVA. “Como as queimaduras solares. Há queimaduras leves e moderadas que podem se apresentar não só como vermelhidão e dor, mas também com bolhas na superfície. Por último, essas razões uma rotina de proteção solar é essencial em qualquer estação do ano, e a atenção deve ser redobrada no verão”, conclui.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :