Cores Pantone: como usar os tons que serão tendência em 2021

/
/

Anualmente, a Pantone, marca criada pela Pantone Inc., considerada a autoridade em cores no mundo, lança as cores que serão tendência da temporada. As cores Pantone de 2021 são o Iluminating (amarelo) e o Ultimate gray (cinza). Para falar sobre os tons, o Mulher Conectada conversou com a consultora de imagem Rita Heroína.

Primeiramente, ela explica que há 11 anos a Pantone não lançava o amarelo como cor do ano. “Estava mais que na hora dele vir como uma das cores do ano. Esse tom tem luminosidade, vibração e intensidade”.

O cinza, porém, foi escolhido pela primeira vez pela Pantone como cor do ano. “Esse tom traz uma mensagem de estabilidade e força. O que faz todo sentido para a situação que estamos vivendo”.

Como usar as cores Pantone de 2021?

Na hora de usar as cores Pantone, algumas dicas podem ser seguidas. O Iluminating (amarelo), requer respeito ao estilo pessoal e harmonia. “A pessoa deve entender se esse tom valoriza a beleza natural da sua pele, especialmente se for usa-la próximo ao rosto, por conta da sua coloração pessoal”.

Se a pessoa é discreta e prefere looks mais sutis, Rita explica que pode ser mais interessante investir em acessórios. “Brincos, colares, bolsas, sandálias e até mesmo um cinto. Mas, se for alguém que gosta de usar cores intensas, que trazem muita energia e interação, esse tom é perfeito para isso”.

Em relação ao Ultimate Gray, o cuidado é sempre pensar na mensagem que a pessoa deseja transmitir. “Se for solidez, neutralidade e força o cinza é uma boa opção. Especialmente se a proporção dele no look for em grande quantidade em relação a outra cor que estiver misturando”.

Compondo looks com as cores Pantene

O amarelo, segundo a consultora, não é nem muito aceso nem muito apagado. “Isso traz o equilíbrio em vários sentidos, incluindo o da mensagem que, junto do Ultimate Gray, eles passam”.

Para coordenar o tom, ou qualquer outra cor do arco-íris, a dica que Rita dá é usar as harmonias cromáticas. “Com a ajuda de um círculo cromático a pessoa pode obtê-la.  Combinando por exemplo com vermelho ou laranja, temos uma combinação análoga, super elegante, amigável e segura”.

Mas, quando combinado com a família de roxos e lilás, forma-se a combinação complementar. “Além disso, essa composição carrega uma mensagem de drama”.

Já o cinza é um tom considerado um dos mais neutros existentes. “Apesar de, em teoria, ser uma cor fria. Isso quer dizer que ele combina muito bem com a maioria das cores. Para tanto isso inclui outros tons de neutro como preto, branco, bordô, verde militar que montam um look bem discreto e sóbrio”.

Por fim, ela adiciona que é bem fácil coordenar o cinza com outras cores. E ele fica muito harmônico com cores de média intensidade, como é o caso do outro tom escolhido pela Pantone”.

Combinando as duas cores entre si

Rita acrescenta ainda que as cores Pantone combinam entre si. “Enquanto o amarelo traz a intensidade, vibração, alegria, o cinza equilibra com a solidez e força”.

Em conclusão ela dá dicas práticas para composição. “Saia midi cinza com blusa cinza, ou calça cinza e camisa cinza num look monocromático e trazer o amarelo na bolsa, lenço no pescoço, cinto, como um ponto de luz”.

Por fim, outra opção é uma peça única inteira na cor amarela. “Como um vestido ou um macacão, e uma sandália no tom de cinza”. 

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

2 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :