Não há nada mais desagradável do que comprar uma peça de roupa e, após a lavagem, ver que ela manchou várias outras peças do guarda-roupas. É bastante comum, porém, que alguns tecidos soltem tinta, por isso, é importante ficar atento para evitar grandes prejuízos. Mas você sabe como prever isso? O Mulher Conectada te conta.

O diretor da Restaura Jeans, Edmar do Carmo, explica que visivelmente não há como saber se a peça irá ou não desbotar. “Isso porque a fixação do corante é devido ao tipo de tecido e sua composição. Quanto maior o percentual de algodão na composição da roupa, maior a capacidade de absorção da cor desejada”.

Ele adiciona que a peça pode soltar tinta apenas uma vez depois não manchar mais. “O que as vezes acontece, é o acumulo de corante nas costuras e dobras da peça, que são eliminadas nas primeiras lavagens. Após esse processo, não haverá desbotamento por imersão da roupa”.

como lavar roupa corretamente

Edmar adiciona que o desbote mais comum, que independe de a peça ser nova ou recuperada por um tingimento, acontece pelo atrito. “Ele é detectado, principalmente, durante sua lavagem. Por isso, recomendamos que as roupas sempre sejam lavadas do lado avesso, promovendo menor atrito na sua superfície e garantindo maior integridade da cor”.

Por isso o ideal é que a peça seja lavada, a princípio, separadamente das outras. “Nas primeiras lavagens ela deve estar sozinha para evitar que manche as outras peças. Após isso, pode ser lavada normalmente, observando que do lado avesso, ela garantirá maior integridade da sua cor”.