O que é e como deixar de ser uma pessoa abusiva durante a vida?

/
/

Nunca se falou tanto sobre relacionamento abusivo quanto agora. Caracterizado pelo desejo de controle de um parceiro para outro, o comportamento abusivo vai surgindo aos poucos, de forma sutil, e em determinado momento passa dos limites, o que pode provocar muito sofrimento a vítima. Contudo, falamos muito sobre como se livrar de um relacionamento tóxico. Mas será que há a possibilidade de deixar de ser uma pessoa abusiva? Sobre este outro lado da moeda, o Mulher Conectada conversou com a psicóloga Alessandra Augusto.

Ela explica que o indivíduo abusivo vem de uma cultura familiar abusiva. “Trata-se de uma pessoa que convive com um abuso verbal, emocional e físico. Ele mescla isso com suas experiências sociais e se torna um indivíduo abusivo. Tem como principal característica o controle, que por vezes é confundido por ciúme, cuidado. Mas passa disso, se torna algo possessivo, onde ele acredita ser dono da outra pessoa. É algo relacionado a poda, impedimento´. Outra característica é a manipulação. A vítima da pessoa abusiva se sente culpada porque ele é um extremo manipulador e consegue, assim, controlar suas emoções”.

como-deixar-de-ser-uma-pessoa-abusiva

Ela adiciona que se trata de uma pessoa que tem um traço de temperamento. “Estou fácil demais. Além disso, traz uma característica de superioridade, porém, no fim das contas, tem uma grande insegurança e por isso se torna um manipulador, por insegurança. Dentro dessa insegurança existe mudanças de humor, o indivíduo abusivo oscila muito no humor, então hora ele usa esse abuso e depois vai e acalenta a vítima, seduz, manipulo e volta a agir do abuso.

A especialista acrescenta que uma pessoa abusiva não irá perceber, de cara, que é assim. “Principalmente porque ela foi criada em um ambiente tóxico também. Ela só perceberá isso quando o relacionamento estiver indo por água abaixo. A única forma de ele perceber suas atitudes é sendo confrontado. Por isso, a terapia em grupo é muito indicada para pessoas assim, pois ele consegue perceber o movimento de abuso e ver o quanto ele está sendo tóxico”.

Para deixar de ser abusiva, a pessoa precisa, primeiramente, conhecer suas emoções. “Ela vai conseguir isso entendendo seu comportamento e, principalmente, querendo mudar. Por vezes, é pra salvar a relação ou porque ele já está sendo punido de alguma forma. Quando ele se assume assim, o ideal é que busque uma terapia para que saia desse ciclo abusivo”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar