Um guia para lidar de vez com o cabelo oleoso

/
/

A oleosidade incomoda a muitas mulheres. No cabelo, ela pode trazer um aspecto de fios sujos e até mal cuidado. Quem tem cabelo oleoso precisa de cuidados específicos para deixar as madeixas bonitas e saudáveis. Sobre o tema, o Mulher Conectada conversou com a dermatologista Marcela Loschi.

Ela explica que a oleosidade não é um problema que atinge só a pele do rosto, mas também a pele do couro cabeludo. “Os pacientes podem identificar o cabelo oleoso através de alguns sinais, são eles: sensação de sujeira, fios pesados, bem como, coceira no couro cabeludo e até mesmo caspa”.

Marcela acrescenta que o cabelo oleoso precisa de cuidados diferentes do cabelo seco. “A principal diferença é com relação aos produtos usados, bem como a maneira de usá-los. A prioridade para esse tipo de cabelo é sempre manter a raiz limpa, o que pode ser difícil. Essa dificuldade acontece porque a maioria dos xampus para cabelos oleosos possuem alto poder de adstringência, ressecando os fios no seu comprimento”.

Especificidades do cabelo oleoso

A dermatologista explica que a maioria dos laboratórios e marcas de cosméticos possuem linhas destinadas a esse público. “É importante sempre usar xampus e condicionadores da mesma linha. Isso porque um produto irá neutralizar o outro de forma equilibrada”.

Ela adiciona que outra linha que também pode ser usada é a anti-resíduos, que contem produtos capazes de fazer uma limpeza profunda. “Ademais, ajuda a remover os resíduos de cremes e máscaras antigas.   Porém não devem ser usados diariamente pelo desgaste causado aos fios”.

As pessoas com cabelos oleosos devem evitar os produtos para cabelos secos ou cacheados. “Isso porque eles possuem alto poder de hidratação e podem deixar os cabelos pesados e com o aspecto de sujo”.

Dicas para cuidar do cabelo oleoso

Marcela explica que os cabelos oleosos devem ser lavados diariamente ou em dias alternados. “É importante ressaltar o uso correto dos produtos no momento da lavagem. O xampu deve ser usado duas vezes, a primeira para remover os resíduos mais superficiais dos fios e a segunda para, de fato, lavar o couro cabeludo”.

Além disso, o produto deve ser aplicado somente na raiz, massageando com a ponta dos dedos, de forma uniforme, por dois a três minutos. “Deve-se evitar o seu uso no comprimento dos fios e nunca massagear as pontas”.

Em seguida, é hora do condicionador, para neutralizar as cargas negativas do xampu, o que dá brilho e maciez aos fios. “Sua aplicação deve ser em todo o fio, evitando a região da raiz. Recomenda-se, também, o uso do xampu anti-resíduo uma vez por semana ou a cada quinze dias, para deixar os fios mais limpos e leves”.

Outra dica é não usar cremes e máscaras na raiz. “Nos casos mais graves, em que se observa descamação do couro cabeludo (caspa) ou coceira intensa, um dermatologista deve ser consultado. Afinal, pode se tratar de uma dermatite seborreica ou outras doenças que afetam o couro cabeludo”.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :