O filósofo Lao Tzu costumava dizer que o chá é o exilir da vida, quando paramos para refletir todos os benefícios que a bebida traz a nossa saúde, podemos concordar um pouco com ele. Feitos de diversas plantas e frutas secas, inúmeras são as receitas e utilidades. Uma delas é o chá verde. E é sobre este tema, conversamos com o médico nutrólogo, membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife Nutrition, Nataniel Viuniski.

Ele explica que, além das propriedades da própria planta, o hábito de beber chá é uma forma de aumentar o conteúdo de ingestão de líquidos. “Nos dias frios, por exemplo, a vontade de beber água diminui, mas um chá quentinho é muito apreciado.  O interessante é que, depois de adquirido o costume ou hábito, beber chá passa a ser uma rotina tanto no frio ou no calor, pois pode ser consumido em qualquer temperatura”.

O especialista fala de uma das bebidas mais populares, o chá verde. “Ele é extremamente benéfico pelas suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estudos clínicos mostram que pessoas que consomem cerca de 3 xicaras de chá verde todos os dias, apresentam uma melhor saúde cardiovascular, digestiva e menos gordura visceral do que pessoas que não possuem esse hábito”.

Segundo ele, o chá verde também está associado com uma maior longevidade e por, naturalmente, possuir cafeína é um aliado da produtividade, atenção e melhor nível de energia física e mental. “Quando o assunto é tomar chá verde, o que vale são as preferências de cada pessoa. Contudo, assim, para a grande maioria das pessoas, a recomendação seria tomar chá verde à vontade durante e dia, e no final da tarde e à noite, preferir chás sem cafeína, como o chá de camomila e cidreira, por exemplo”.

Para quem não tem o hábito, ou não gosta da bebida, o especialista explica que receber informações cientificas e baseadas em evidencias médicas sobre os benefícios dessa bebida para a saúde de toda a família. “Para quem não aprecia o sabor amargo do chá verde, é possível preparar a infusão utilizando as folhas de chá juntamente com cascas lavadas de frutas, como a laranja ou abacaxi. Isso proporciona um sabor muito interessante”.