O inverno chegou e as temperaturas despencaram. Neste período do ano, nada melhor do que estar em casa, protegido do frio em um ambiente quentinho, não é mesmo? Por isso que proteger a cada do clima frio é de suma importância. Pensando nisso, a Lívia Chervezan, coordenadora de mercado de organização da casa da Telhanorte conversou com o Mulher Conectada e passou dicas de pequenas reformas e produtos acessíveis que podem deixar o lar com sensação térmica aconchegante e agradável.

Ela explica que o brasileiro não tem o hábito de adaptar a casa para a estação do ano. “Mas é muito importante criar esse hábito. No inverno, podemos aproveitar o tempo mais frio para incluir alguns acessórios na casa, como mantas e almofadas, que vão dar o aconchego que a estação merece. Na primavera, por exemplo, podemos renovar as almofadas com capas mais coloridas, para ilustrar melhor a sensação de renovação e cor que a próxima estação traz”.

Seguindo as dicas, a casa fica mais confortável e aconchegante. “Deixar a casa mais adaptada para os dias frios é a grande vantagem, pequenas mudanças como essas podem trazer grandes diferenças de sensação no ambiente. Por exemplo, a troca de uma cortina mais fina, por uma dupla, ou produzida com materiais mais pesados impedem a passagem de ar gelado, neste caso o ambiente fica mais aconchegante, geralmente essas trocas são mais vistas nos quartos, para garantir uma noite de sono mais aquecida”.

como cuidar no inverno

Ela também exemplifica com a utilização de tapetes, que impedem o contato direto com o chão também auxilia nesse aconchego para a estação. “Essas dicas são mais fáceis, de organização do lar, agora quem quer e pode investir em mudanças maiores, podem escolher também os aquecedores de ar ou elétricos, item muito procurado nesta época do ano”.

A especialista acrescenta, inclusive, que as dicas podem auxiliar na economia do lar. “São fáceis e acessíveis. Com um custo baixo podemos dar uma nova vida a sua casa. “Mas é claro que tudo parte de como utilizar esses recursos, no banho, por exemplo, os chuveiros elétricos são os mais utilizados nos lares brasileiros, pois possuem multitemperatura e isso auxilia na economia também, mas é preciso ficar atento ao tempo gasto no banho. Durante o dia, a recomendação é deixar as cortinas abertas e aproveitar a luz natural. À noite, onde a temperatura cai mais um pouco, as cortinas fechadas ajudam a impedir a passagem de ar”. Confira as dicas:

Abuse das cores quentes

No inverno a dica é aproveitar as cores quentes, seja em acessórios decorativos ou tintas, como os tons de mostarda, chocolate e cereja. Nos acessórios vale de tudo, almofadas, capas de sofá, mantas, tapetes e cortinas.

Escolha das cortinas e tapetes

Dois itens que possuem materiais diversos, que adaptam o uso tanto para estações mais quentes ou frias. Sobre a escolha das cortinas, é ideal a utilização de cortinas duplas ou produzidas em materiais pesados, que impedem a passagem do ar gelado para o interior da casa.

Já os tapetes, atuam para impedir o contato com a superfície fria nessa época do ano. Por isso, para os quartos e salas, opte pelos felpudos. Já para os banheiros, escolha os antiderrapantes e para a cozinha, os de fibra sintética são mais aconselháveis, pois não criam umidade e são fáceis de limpar em casa de gorduras.

Para melhorar a sensação térmica da casa

Os aquecedores, lareiras artificiais, abajures e velas também deixam a casa confortável do ponto de vista térmico, além de dar um toque especial na decoração. Luminárias e abajures também podem ser incluídos na decoração como uma alternativa para o aquecimento nas noites de inverno.

Cuidado no banheiro

No banheiro, como citamos, os tapetes antiderrapantes com base de borracha podem torná-lo mais aconchegante. O chuveiro elétrico é uma boa opção, pois permite infinitas regulagens de temperaturas, tornando o banho mais relaxante e confortável, isso sem falar do aquecimento instantâneo da água, sem jatos gelados e, consequentemente, sem desperdício.

O que é possível adaptar na cozinha para o inverno?

Para a cozinha é possível optar pelas torneiras elétricas, que podem ser facilmente instaladas e possuem um preço acessível, ou misturadores com aquecedor a gás ou elétrico, que são úteis tanto no inverno como no verão, além de possuírem um design mais arrojado e moderno.