5 benefícios do mel para a pele

/
/

Engana-se quem pensa que só de produtos caros se faz uma boa rotina de skincare. O mel, por exemplo, é um componente que anda ganhando protagonismo nas prateleiras de dermosméticos. Atualmente, ele é a principal substância na formulação de diferentes produtos de beleza. Inúmeros são os benefícios do mel para a pele.

A dermatologista especialista em cosmiatria Luciana Garbelini explica que isso acontece devido ao alto poder nutritivo do mel. “Ele carrega um mix de vitaminas do complexo B, C e E, além de minerais que são fortes aliados no tratamento da cútis”, explica.

Para aproveitar todos os benefícios do mel, a dermatologista parceira Ricca lista 5 motivos para incluir o mel na rotina de cuidados com a pele:

Benefícios do mel: hidrata a pele

Luciana explica que no que se refere a hidratação, o mel funciona para qualquer tipo de pele. “Isso porque as moléculas de açúcar presentes na substância atuam como umectantes naturais e emolientes que aumentam e mantem os níveis de água da pele, seja ela seca, mista ou oleosa. O resultado é uma pele macia e iluminada”.

Limpa profundamente

A limpeza também é um dos benefícios do mel. “Por ser naturalmente antibacteriano, o mel favorece uma limpeza facial profunda. Isso acontece quando é aplicado à pele, já que a substância age como um purificador, atuando na remoção de impurezas”, pontua.

Diminui chances de acne

De acordo com a profissional, “as propriedades antibacterianas também podem ajudar a combater as bactérias causadoras de acne, tornando-se um forte aliado na desobstrução dos poros e redução dos cravos. Além disso, o mel conta com ativos anti-inflamatórios, sendo eficazes na redução da vermelhidão e inchaço de espinhas”, completa.

Favorece processos de cicatrização

“Com propriedades curativas naturais e antioxidantes, o mel pode ser auxiliar em processos de cicatrização, isso porque seus ativos são capazes de nutrir e acalmar a pele danificada, ajudando em sua recuperação”, pondera a especialista parceira Ricca.

Reduz sinais de envelhecimento

Apesar de não agir como um creme anti-rugas, o mel pode ajudar a combater o envelhecimento da pele. “Os ativos hidratantes e anti-inflamatórios do mel também auxiliam na redução dos primeiros sinais de rugas e dos efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce”.

Mas, como incluir o mel na rotina de cuidados?

Para que todos os benefícios do mel sejam extraídos na rotina de skincare, ele pode ser combinado com outros ingredientes. Mas, o componente pode ser utilizado puro ou servindo como base para dermocosméticos.

Receitas caseiras

Uma dica que a especialista dá é a mistura do mel com café. “A combinação dos dois ingredientes age como um esfoliante natural que beneficia a pele superficialmente, melhorando seu aspecto. Para fazê-la, basta misturar uma colher de chá de mel e a mesma medida de pó de café. Aplique no rosto com movimentos circulares e deixe agir por 5 minutos. Em seguida, lave o rosto com água gelada”.

Máscaras faciais

Em conclusão, a especialista adiciona que o mercado de dermocostméticos já oferece inúmeras opções de máscaras faciais com mel em suas composições. “As versões em geleia, com própolis de mel combinado com ácido hialurônico, servem como um alimento para a pele, a deixando visivelmente hidratada e uniforme”, indica Garbelini.

De acordo com a profissional, o ideal é que esse tipo de máscara seja aplicado durante a noite para que penetrem na epiderme e atuem nas camadas mais profundas da pele.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :