10 ONGs que estão ajudando os animais no Pantanal. Saiba como ajudar

/
/

Diariamente estamos vendo em todos os noticiários inúmeras queimadas em todo o Brasil. O Pantanal, considerado uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, está, há meses, em chamas, causando sofrimento a todos e também aos animais. Ao todo, cerca de 2,3 MILHÕES de hectares da região já foram destruídos. Isso equivale a 15% de toda extensão da mata, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Para termos ideia da gravidade disso, o tamanho da área devastada por lá representa 15 VEZES a área da cidade de São Paulo.

Flora e fauna sofrem todas as consequências da ganância do homem. Para tentar minimizar as drásticas consequências do fogo, separei as informações de 12 ONGs que estão resgatando animais no Pantanal. Eles chegam feridos, queimados, por vezes, mutilados. O trabalho é árduo e, principalmente, caro. O governo, pouco faz para ajudar. Portanto, espero que a partir desse texto possamos criar uma corrente de perseverança e auxílio a esses profissionais que desempenham, atualmente, um papel fundamental para salvar diversas espécies.

Ampara Animal

A AMPARA criou uma vakinha online a fim de arrecadar fundos para animais que estão sendo resgatados nas queimadas. Além disso, a ONG conta com a ajuda de veterinários voluntários da região. A campanha “Pantanal em Chamas” pode ser acessada clicando AQUI.

Fundação Ecotóprica

A Fundação Ecotrópica já desempenha um papel de preservar a natureza do Pantanal há 31 anos. Atualmente, o projeto se empenha em conter os incêndios na região, além de resgatar os animais feridos. É possível fazer diversas doações para a ONG como máscaras, luvas, perneira, botinas, camisetas, soro fisiológicos. Além de suprimentos como gaze, pomadas de queimadura, rifocina, repelente e demais itens farmacêuticos de uso pessoal. Para saber mais sobre a ONG clique AQUI.

Instituto Acaiaca

O Acaia Pantanal promove um trabalho junto às famílias locais. O projeto conjuga educação e proteção social a fim de assegurar o desenvolvimento integral dos moradores da beira rio, além de contribuir para o desenvolvimento socioambiental da região. Para saber mais, clique AQUI.

SOS Pantanal

Totalmente dependente de parcerias e doações, o Instituto SOS Pantanal apoia ações que visa a sustentabilidade social, ambiental e econômica da Bacia do Alto Paraguai, que abriga o Pantanal. Para contribuir, clique AQUI.

Instituto Arara Azul

O Projeto Arara Azul criou a campanha “Adote um Ninho”. A ideia monitora ninhos naturais e artificiais do local. Os ninhos podem ser apadrinhados e isso proporciona uma manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto de araras-azuis, quanto de várias outras espécies de animais que ocupam o lugar. Para saber mais, clique AQUI.

Ecoa – Ecologia e Ação

Fundada em 1989, a ONG trabalha diretamente no território do bioma do Pantanal. Ela atua a partir da capacitação, sensibilização e preservação do meio ambiente para a população local. Para contribuir, clique AQUI.

Comitiva esperança

A Comitiva Esperança atua na doação de alimentos e produtos de higiene às comunidades carentes do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso do Sul. Para contribuir, basta clicar AQUI.

Instituto de Conservação de Animais Silvestres

O projeto desenvolve oficinas para os moradores a fim de estimular a preservação da fauna. O maior foco deles é a preservação do Tatu-Canastra, espécie presente na região do Pantanal. Para ajudar, clique AQUI.

WWF

O objetivo do projeto é proteger as espécies ameaçadas de extinção. Além disso, o WWF também visa conservar grandes áreas ambientais. O Pantanal está entre as regiões amparadas pela organização. Clique AQUI.

Wild Conservation Society (WCS) – Brasil

O instituto visa a preservação do bioma do Pantanal através da promoção de pesquisas científicas sobre a fauna e flora. As doações são feitas em dólar e a quantia mínima para contribuir é US$ 25 (aproximadamente R$ 132). Para contribuir clique AQUI.

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

1 Comments

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar