Alergia emocional: entenda como nossa pele reage ao estresse

/
/


Mesmo pouco conhecida a alergia emocional é um quadro associado a saúde da mente. É que o estresse e a ansiedade podem atingir níveis tão altos que desencadeiam uma reação do nosso sistema imunológico, causando, assim, uma reação na pele semelhante a uma alergia. Sobre o tema, o Mulher Conectada conversou com a dermatologista Simone Stringhini.

Segundo a especialista, a alergia emocional é um tipo de urticária, ou seja, uma irritação na pele. “Algumas pessoas apresentam esse quadro em situações de tensão e estresse. Uma crise dessas faz com que a pele fique vermelha, inchada e, normalmente, pode apresentar coceira no rosto e corpo”.

A irritação, porém, é superficial. “É importante, inclusive, ressaltar que, apesar de ser uma urticária, a enfermidade não traz nenhum risco de vida a pessoa. O quadro começa a regredir assim que ela se acalma”.

Ela explica como o quadro de alergia emocional é desencadeado. “O estresse e a tensão podem levar a liberação de histamina, que é uma substância produzida pelo organismo em resposta à presença de algo alérgico, ou seja, é uma resposta imunológica do nosso organismo”. 

Tratamento e hábitos

O quadro de alergia emocional tende a regredir tão logo a pessoa se acalme, mas, a especialista explica que pode ser feito o uso de anti histamínicos orais (comprimidos) para inibir a ação da histamina. “Em alguns casos, de uma irritação mais grave, o dermatologista pode receitar corticoides tópicos (cremes) ou orais, dependendo da gravidade e da frequência dos episódios, mas, na maioria das vezes a alergia é branda”.

Não existe um remédio específico para evitar o quadro. Contudo, Simone explica a importância de cuidar da mente e criar hábitos saudáveis para que a pessoa não seja acometida pela alergia emocional. “Indicamos que o paciente procure controlar a ansiedade e o nervosismo no dia a dia com algumas práticas, como exercícios físicos, meditação, yoga, dormir bem, manter uma boa alimentação e, num momento de crise, utilizar técnicas de respiração e relaxamento”.

LEIA TAMBÉM: Entenda os benefícios da meditação

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

6 Comments

  1. Menina, ano passado passei o ano inteiro alérgica! Todo mês indo no médico, sofri muito. E eu sempre falando com os médicos que achava que era emocional e ngm me escutava. Me aplicavam injeções, anti alérgicos e pomadas. Nada melhorava. Quando comecei a cuidar mais da minha saúde emocional, melhorou 99%, faz meses que não me impolo toda!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar