Ácido hialurônico nos cabelos: saiba os benefícios

/
/

O ácido hialurônico está cada vez mais famoso no mundo beauty. Trata-se de uma substância natural do organismo, que atua na regeneração e hidratação tecidual ao estimular a formação do colágeno e elastina. Segundo especialistas, é super importante estar com o “colágeno em dia”, em tecidos do corpo, articulações, olhos, nervos, pele e cabelo.

Exatamente isso: os cabelos não podem ficar de fora desse aporte antioxidante, fundamental para hidratar as madeixas. Por isso, o ácido hialurônico exerce influência na beleza dos cabelos. O Mulher Conectada conversou com a dermatologista e diretora da Sociedade Brasileira do Cabelo e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), Joana D`arc Diniz, sobre o tema.

Ela explica que o ácido hialurônico é uma molécula cuja principal função é a retenção de água. Isso gera benefícios, como hidratação, estímulo de colágeno, preenchimento e regeneração da pele. “O resultado é a derme mais firme, saudável, iluminada e viçosa. Já nos cabelos, atua na fibra capilar, gerando resultado na regeneração dos fios e combatendo o ressecamento. A aparência é um cabelo mais saudável e hidratado”.

Como o ácido hialurônico age no cabelo?

A especialista explica que ele age nutrindo e reparando a fibra capilar. “O cabelo ganha um aspecto mais leve e resistente, sem frizz e as temidas pontas duplas. Por isso quem tem fios muito fragilizados por excesso de química, secador, chapinha, escova ou babyliss pode se beneficiar com um tratamento com ácido hialurônico nos cabelos”.

Ela adiciona que os cremes finalizadores ou leave-in com o produto devem ser aplicados do comprimento até as pontas. “Os cabelos devem estar cabelos úmidos, além disso, não é preciso enxaguar depois da limpeza com xampu e a hidratação do condicionador”.

Outro tratamento é a hidratação semanal com máscara que contenha o produto e bruma capilar (borrifador), para diminuição do frizz capilar. “Para incrementar ainda os benefícios, combine o ácido hialurônico com outros ativos hidratantes e reparadores, como vitamina B5 e queratina. Além de uma suplementação de dentro para fora, o componente químico vai atuar também na pele”.

Tratamento direto do ácido hialurônico nos cabelos

A especialista explica que existem vários tipos do produto, na indústria farmacêutica. O que muda é o peso molecular, ou seja, o tamanho dessa partícula. “A diferença entre os pesos moleculares trata todas as camadas da haste capilar, desde o cortex até a cutícula, (camada mais externa)”.

Dependendo do produto, consegue-se a permeação na haste capilar, que é a penetração com objetivo de melhorar a espessura e integridade da fibra capilar. “Além da formação de filme sobre o fio, selando cutículas, reparando pontas duplas, melhorando a aparência do fio, mas também o brilho e textura dos cabelos. Por fim, na terapia capilar podem ser empregados para finalizar o tratamento ou em uma das etapas do protocolo, com a finalidade de hidratação dos fios”.  

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views :