Em meio a pandemia do Covid-19 que colocou o mundo em alerta e isolamento social, usar o tempo para aprender e aperfeiçoar o inglês tornou-se uma ótima maneira de aliviar a ansiedade. Se você é amante dos seriados e adora usar o tempo livre para maratonar, vai adorar essa dica: que tal apostar nas séries para aperfeiçoar seu inglês? Para aprender o idioma  não basta se dedicar somente na sala de aula ou nas sessões com seu professor particular, é preciso incluir a língua inglesa em sua rotina. As plataformas de streaming são um verdadeiro baú do tesouro quando se trata de aprimorar suas habilidades de compreensão e aquisição de vocabulário.

Segundo a expert em idiomas Cris Vieira, brasileira residente em Nova York há mais de 20 anos, que já ajudou a melhorar e a aperfeiçoar o inglês de nomes como Nicolas Prattes, Tania Khalill e Monique Alfradique,  os seriados na língua inglesa podem ajudar, e muito, na construção de uma pronúncia mais clara e correta.  “Tudo o que você precisa fazer é ativar a legenda em inglês e não em português. A acompanhar a legenda enquanto você assiste faz com que você associe o som à escrita, tornando sua pronúncia mais natural em inglês”, explica Cris.

Pegue a pipoca e confira a seleção de séries da Netflix, feita pela expert em idiomas, para você começar a colocar isso em prática (e pra ontem!):

–  Anne with an E (drama)–   Série baseada no livro “Anne de Green Gables”, uma impetuosa órfã que  é adotada por engano por um casal de irmãos solteirões do interior. A série traz o vocabulário eloquente de Anne, com pronúncia ótima para quem deseja aperfeiçoar o idioma.

– The Office (comédia) – com uma linguagem atual e super coloquial, traz muitas expressões e vocabulário que você encontra em qualquer ambiente de trabalho. A informalidade da série é ótima para você aprender o inglês falado nos EUA.

– Grace and Frankie (comédia) – muitas expressões e gargalhadas garantidas. Sempre muito atual e pode ajudar em vocabulário que envolve amizade, família, amigos, etc. As duas atrizes estão fantásticas e a cadência da língua pode ser explorada em cada episódio. Legenda na tela!

– YOU (suspense/ drama) – para quem era fã de Gossip Girl, vai curtir rever o galã da série agora como um serial killer. Também muito atual e, com a narração do ator principal, você consegue perceber nuances e tons diferentes na fala como, sarcasmo, deboche e tristeza. Além do vocabulário, entonação e musicalidade são elementos importantes que podem, e devem ser imitados quando estamos buscando uma fala mais natural em inglês.