Dicas para umidificar o ar na sua casa - Mulher Conectada

Dicas para umidificar o ar na sua casa

Olá conectadas, por aqui o tempo está bem seco, não chove faz tempo e para ajudar muita gente sem noção colocando fogo em lixo e em folhas secas por aqui, o que agrava ainda mais os danos causados a nossa saúde e principalmente das crianças.
Aqui em casa as crianças já apresentaram tosse seca e dificuldade pra dormir, e como sei que milhares de pessoas passam por esse mesmo problema vim compartilhar no post de hoje algumas dicas para manter o ar umidificado e as vias respiratórias hidratadas. É muito importante tomarmos medidas preventivas em nossa casa, principalmente no quarto, para mantermos uma boa qualidade do sono.



Hidratação

A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz, o ideal é escolher as soluções fisiológicas, que tem a mesma concentração dos líquidos corporais, e não apenas usar água pura ou soro caseiro.

Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência.

Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista.

Bacia de água ao lado da cama

Essa dica você já deve ter ouvido falar. Antes de dormir, encha uma bacia (ou balde) com água e deixe ao lado da cama. Você vai perceber que a sua respiração vai ficar melhor e o sono será mais tranquilo, pois aqueles sintomas incômodos de tosse e garganta seca desaparecerão.

Não se esqueça de trocar a água diariamente, evitando que ela fique parada e sirva como proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Para que isso não aconteça, não deixe a bacia durante o dia no quarto, quando não estiver no ambiente. Ao trocar a água, use a antiga para regar as plantas — dessa forma, não há desperdício.

Toalha molhada na cabeceira

Antes de dormir, coloque uma toalha molhada na cabeceira da cama ou no encosto de uma cadeira próxima a você. Como a toalha consegue absorver muita água, deixará o seu quarto mais úmido por conta da evaporação.

Um cuidado importante é manter a porta do quarto fechada para que os efeitos sejam melhores, diminuindo a área da umidificação.

Aparelho umidificador

Utilizar um aparelho umidificador de ar é uma ótima solução para garantir boas noites de sono. Hoje encontramos no mercado diversos modelos a preços bem acessíveis e, se utilizados corretamente, deixam o ambiente mais saudável e respirável.

Para garantir o efeito desejado, o ideal é que o aparelho seja ligado no quarto de três a quatro horas antes de dormir. Caso queira mantê-lo funcionando durante toda a noite, deixe-o na intensidade mínima e mantenha a porta aberta, para evitar o excesso de umidade — o que também pode ser prejudicial à saúde.

Ventilador de teto ligado no modo exaustor

Parece uma dica estranha quando o assunto é umidificar o ar, mas a explicação é a seguinte: em tempos secos, ventiladores de teto ligados na função de ventilação fazem com que a poeira seja levantada e misturada ao ar que você vai respirar.

Portanto, em noites secas, abra a janela ao dormir e mantenha o ventilador no modo exaustor (sentido anti-horário).

Mantenha o quarto limpo e arejado

Essa é uma dica essencial para ser utilizada em conjunto com as demais. Mantenha o seu quarto livre de poeira e partículas de sujeira, pois o tempo seco contribui muito para a proliferação de ácaros e fungos.

Principalmente se você ou algum membro da sua família for alérgico, redobre esse cuidado. Utilize aspirador de pó, limpe o seu quarto com vassouras que não levantam poeira e passe um pano úmido no chão e também nos objetos. E não se esqueça de abrir as janelas em alguns momentos para arejar o ambiente.

Vapor do chuveiro para umidificar o ar

Tomar aquele banho quente não só relaxa o corpo, como também contribui para a umidificação do ar. O vapor de água que sai do chuveiro, além de lubrificar as narinas, também percorre os cômodos da casa. A dica, portanto, é deixar a porta semiaberta durante o banho.

Plantas em outros cômodos da casa

As plantas contribuem bastante para a nossa saúde e qualidade de vida. São ótimas barreiras contra a entrada de poeira, além de ajudarem na purificação do ar, deixando o ambiente mais limpo e agradável.

Então, a dica é espalhar plantas pela casa, principalmente as seguintes:

Espada de São Jorge;
Samambaia Boston;
Areca Bambu;
Aloe Vera.

Esporte na hora certa

A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade.É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto.

Natação, hidroginástica e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório.


Com essas dicas para umidificar o ar da sua casa, a sua saúde e a de sua família agradecem.
















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